Relatório de Viagem Missionária – Porto Rolim

Ação Social em Porto Rolim
10 de Outubro de 2019
Programa “Leitura Bíblica na Praça” da IEAD em Ariquemes
19 de Dezembro de 2019

Relatório de Viagem Missionária – Porto Rolim

Dos dias 21 a 28 de outubro a equipe da Escola de Despertamento Missionário - Campo da IEAD em Ariquemes - esteve na comunidade de Porto Rolim realizando trabalhos missionários.

Porto Rolim é um pequeno Distrito de Alta Floresta do Oeste - RO localizado no extremo sudeste do estado. Caracterizado por suas belezas naturais e fomento da pesca esportiva, Porto Rolim possui cerca de 800 habitantes distribuídos na vila e zona rural. Entre eles há representantes quilombolas, indígenas, ribeirinhos e extrativistas que vivem a margem direita do rio Mequém.
Segue abaixo o relatório de atividades desenvolvidas pela equipe de missões da IEAD de Ariquemes:

21/10/2019 – SEGUNDA-FEIRA

Por volta das 5h15 horas a equipe integrante da escola de despertamento missionário dá início à viagem para Porto Rolim com partida da IEAD Sede em Ariquemes. Nossa primeira parada foi em Ouro Preto d’Oeste, onde o Pastor Pocidônio recepcionou a equipe de missionários e ofereceu um delicioso café da manhã. Seguimos viagem com uma parada estratégica em Rolim de Moura e também em Alta floresta para reabastecer, o almoço foi no distrito de Izidrolândia, onde o Pr. Jonas, líder da IEAD local recebeu a equipe com uma comida muito especial. Sem perca de tempo, a equipe seguiu viagem, pois ainda faltavam 60 quilômetros de estrada de chão acompanhada de chuva fina, que deixou alguns trechos preocupantes, mas pela graça de Deus, a caravana chegou ao Porto de Rolim de Moura do Guaporé sem nenhum problema no percurso.









Aproximadamente as 16h45, a equipe chegou ao Porto de Rolim de Moura do Guaporé. Utilizamos a Balsa da Igreja local, guiada pelo pastor Adão para atravessar a caminhonete com as doações que arrecadamos para entregar.







Por volta das 21:30 horas todos já haviam realizado a travessia e iniciaram o descarregamento das doações e bagagens. Foi por volta das 22:30 horas que as atividades referentes ao dia foram encerradas.

22/10/2019 – TERÇA-FEIRA

Oficialmente este foi o primeiro dia de trabalho. A equipe dividiu suas atividades entre Visitas, limpeza, cozinha, e construção. A igreja local estava construindo um barracão para ser o refeitório. Graças a Deus em nossa equipe haviam homens capacitados a trabalhar como construtores e marceneiros, bem como a elétrica e hidráulica.
Foram desenvolvidas atividades como pregar as tábuas das paredes e mata-juntas, nivelamento do piso, execução do contra-piso, construção de suporte para caixa d’água, instalação de pia, porta e janelas, entre outras atividades.









Paralelamente a isso, durante a tarde, a outra parcela da equipe se encarregou de realizar visitas de caráter evangelístico à comunidade, além de convidar a população para participar das atividades que viriam ser desenvolvidas durante a semana. Foi por meio dessas visitas que a irmã Aurelina se reconciliou.





Durante a noite participamos do culto na congregação em Porto Rolim. O trabalho contou com oportunidades para os irmãos de Ariquemes louvarem e com a ministração da palavra pelo Pr. Nels dos Santos.



23/10/2019 – QUARTA-FEIRA

Na parte da manhã algumas irmãs integrantes da nossa equipe continuaram com as visitas evangelísticas nas casas da comunidade levando a palavra de Jesus e reforçando o convite para nossas atividades.
Algumas irmãs e jovens se encarregaram de irem a escola de Porto Rolim, na parte da manhã e da tarde, a fim de convidar crianças e jovens para as atividades que estaríamos realizando nos próximos dias.
Durante todo o dia os homens da equipe de missionários continuaram auxiliando o Pr. Adão na construção do refeitório da igreja local.







No final da tarde alguns integrantes da equipe foram até o porto da comunidade para um período de louvor.



Na parte da noite as irmãs responsáveis pelas atividades com as crianças confeccionaram materiais didáticos diversos como aventais com desenhos infantis, figuração bíblica com E.V.A. e criação de apresentações em slides para a ação social de sábado de manhã.



24/10/2019 – QUINTA-FEIRA

Na parte da manhã algumas irmãs integrantes da nossa equipe continuaram com as visitas evangelísticas nas casas da comunidade e em algumas casas específicas a pedido do Pr. Adão. Foi durante essas visitas que Maria de Fátima, uma moradora de uma comunidade quilombola por nome de Pedras Negras, aceitou a Jesus. Maria de Fátima estava em estado de angústia profunda por conta do assassinato de seu filho. Sua neta, Cassia Eduarda, também aceitou a Jesus nessa mesma manhã.
Em seguida, durante a tarde, foram realizados dois tipos visitas específicas:
• A primeira visita foi na casa de um jovem chamado Marcelo o qual foi convidado a estar conosco no culto logo mais a noite; ele ficou de dar a resposta de sua aceitação a Cristo nesse culto.
• A segunda visita foi para as irmãs que moram na comunidade.

Parte dos homens da equipe ajudou o Pr. Adão nos últimos ajustes da construção do refeitório. Foram desenvolvidas atividades como instalação da parte elétrica, da parte de encanamento e limpeza do local. Essas atividades foram realizadas no período da manhã e tarde.



Durante a tarde foram realizadas atividades com as crianças da comunidade. O As irmãs que ficaram encarregadas dessa programação desenvolveram brincadeiras, historinhas bíblicas, pinturas faciais, coreografias e entregaram kits de doces e salgados confeccionados previamente.













À noite foram todos surpreendidos por uma quantidade boa de visitantes no culto na congregação local. O Culto foi completo, com louvores, oferta, ministração da palavra e ao final do culto, duas conversões. Aceitaram a Jesus: Josiane e Marcelo, que tinha ficado de dar resposta sobre a sua conversão.

















25/10/2019 – SEXTA-FEIRA

Pela manhã, a equipe realizou visitas nas linhas e ramais de Porto Rolim levando a palavra de Deus para os seus moradores. Durante essas visitas duas pessoas aceitaram a Jesus: João e Petrônio.









Durante a tarde algumas irmãs da equipe deram continuidade às visitas dentro da comunidade. Dessa vez a menina Natália aceitou a Jesus.
Também durante a tarde, foi realizada entrega de cestas básicas seguindo as recomendações do Pr. Adão que indicou as casas das pessoas necessitadas desse auxílio.
A noite, seguindo a nossa programação, realizamos um cine gospel para a comunidade geral. Demos início à programação com um período de louvor e em seguida assistimos ao filme “Deus não está morto – Uma luz na escuridão”.













26/10/2019 - SÁBADO

Pela manhã seguimos com o nosso cronograma de atividades. Disponibilizamos testes sanguíneos rápidos como para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Também oferecemos cortes de cabelo para a comunidade.





Mais quatro pessoas aceitaram a Jesus durante as visitas realizadas a tarde: Fidelia, Keli, Alessandra e Fernanda.

A noite iniciou-se a festividade de aniversário da IEAD local dirigida pelo Pr. Adão. A festividade contou com a visita da congregação do Baixão, uma igreja pertencente à Alta-floresta e que fica a 35km de Porto Rolim. A equipe recebeu ampla oportunidade para louvar e ministrar a palavra de Deus. O Diácono Clayton, membro da equipe ministrou nesta noite. Durante o apelo, três pessoas aceitaram a Jesus: Maria Doralice, Edivan e Sérgio.







27/10/2019 - DOMINGO

Durante a manhã tivemos um período de louvor, saudações e ministração com a irmã Edilza.



Logo depois do almoço tivemos uma breve palestra ministrada pela Irmã Gilvânia na qual foram abordados, de modo geral, temas como patologias (alergias, pterígio, conjuntivite, catarata etc.), saúde ocular através da boa alimentação e leitura e testes visuais.





Durante a noite participamos do culto de encerramento da festa que a congregação em Porto Rolim estava realizando. O culto contou com a participação da nossa equipe em oportunidades como saudações e louvor com os jovens integrantes desta. Também tivemos louvores com o conjunto local de irmãs e ministração da palavra com o Pb. Eudes. Durante o apelo o jovem Jeovan aceitou a Jesus.









28/10/2019 – SEGUNDA-FEIRA

Hora de voltar para casa. Pela graça de Deus, a primeira viagem da Escola de Despertamento Missionário teve bom êxito no trabalho. Louvamos a Deus pela conversão de 16 Almas para Jesus Cristo. Agora a equipe retorna a Ariquemes com a sensação de dever cumprido. Isso nos motiva a querer retornar o mais breve possível a Porto Rolim para continuar ajudando a igreja local. Pedimos a Deus que continue abençoando a obra em Porto Rolim, cuidando do missionário, Pastor Adão, e provendo sempre sua família em todas as necessidades. Esperamos que Deus possa avivar a sua igreja em Ariquemes e Rondônia para a obra missionária.
Início à travessia do rio Mequéns por volta das 8h horas, O tempo estava bem limpo e fizemos uma viagem tranquila, com parada em Alta Floresta do Oeste para almoço. Chegada em Ariquemes por volta das 20h30 horas.







1 Comment

  1. Gabriel Tinoco Rocha diz:

    Olá Povo da Assembléia, sou Gabriel, tenho 28 anos, sou do Rio, e embora ainda não nos conheçamos, peço que compartilhem com a congregação para colaborarem em oração por mim e por minha família.. Orem também, quando lembrarem, para que eu tenha saúde e possa resistir os PRÍNCIPES DESTE MUNDO e os dias maus em Jesus.
    “Revesti-vos de toda armadura de Deus…”Efésios 6:10

    Abraços fraternos…

    Att. Gabriel Tinoco Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *