NOSSA HISTÓRIA


MARCO DE FUNDAÇÃO DA IEAD EM ARIQUEMES


A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Ariquemes, tem seu marco inicial em fevereiro de 1969, com a chegada do Evangelista Claudionor de Araújo nesta cidade, que de maneira ousada, inaugurou as atividades eclesiástica desta igreja, permanecendo a frente da mesma até ano de 1970. Seu sucessor foi o evangelista Manoel Lopes Cardoso que deu continuidade a obra de evangelização até o ano de 1973. Neste mesmo ano, foi substituído pelo pastor Francisco Vieira Sobrinho, primeiro pastor ordenado, permanecendo até 1986, ou seja, 13 anos. Após esse tempo de dedicação e expansão do trabalho, foi substituído pelo pastor Manoel Ferreira Tavares, que trabalhou por 1 ano neste campo. Em 1987, o pastor Jamil Dias assumiu o comando da igreja de Ariquemes. Nessa época, as atividades da igreja já tinham tomado grande proporção e várias congregações na área urbana e rural estavam anunciando o evangelho na região do Vale do Jamari. No ano de 1993, o pastor Manoel Ferreira Tavares, retorna para esta cidade e assume pela segunda vez o pastoreio da igreja. Desta vez, permanece no cargo até dezembro de 1996. Em 29 de dezembro do mesmo ano, o pastor Nels dos Santos vem para Ariquemes e é empossado como pastor presidente do campo de Ariquemes, permanecendo até o dia de hoje. São 23 anos de pastorado completado em 29 de dezembro de 2019. Em fevereiro de 2019, a igreja completa 50 anos de fundação e durante todo este ano, são feitas referencias sobre o Jubileu de Ouro da Igreja. Hoje, ele segue avante com 22 congregações na cidade e mais de 40 na zona rural. Já não tem o domínio do Vale do Jamari, todavia, é um referencial para as cidades vizinhas. Ariquemes é um celeiro de obreiros e membresia comprometida com o Reino. Suas atividades são vistas em todas as áreas:

NO ENSINO: Foi criado o Núcleo de Estudo Bíblico e Teológico - NEBITE, órgão responsável pela educação da igreja. A EBD é subsidiada pelo Conselho Pedagógico, que por meio de atividades pedagógicas – conferências, encontros e oficinas – têm transformado o ensino bíblico aos domingos pela manhã; Nas ações do NEBITE, existe o curso de preparação para o Serviço Diaconal (Formação Diaconal), os cursos Básico, Médio e Superior em Teologia são oferecidos para a membresia. Mulheres recebem preparo especial para desempenhar funções de acomodação e recepção dos visitantes nos cultos; O Curso Preparatório de Batismos nas Águas prepara os novos irmãos para a efetivação no rol de membros.

NOS DEPARTAMENTOS DA IGREJA: Ressaltam-se algumas ações realizadas por meio da liderança das crianças (UCADARI), adolescentes (UJADA), jovens (UMADARI), adultos (UFADARI-mulheres; UVADARI-homens) e a terceira idade. Cada departamento recebe tratamento especial de acordo com as suas características e idades.

NA EVANGELIZAÇÃO: trabalho no preparo de pessoas que vão ao campo anunciando o evangelho, levando assistência espiritual aos que estão em privação de sua liberdade ( nos presídios e hospitais), por meio da Capelania Evangélica.

NA EXPANSÃO DE ESTRUTURA FÍSICA (TEMPLOS): além da construção do novo templo sede, as congregações são alcançadas por meio do cronograma de benfeitorias e reformas, compra de terrenos para construção de igrejas (que funcionavam como ponto de pregações), entre outros;

OBRA SOCIAL: Programa de distribuição de cestas básicas e outros auxílios aos irmãos que se encontram em privação financeira; Ações sociais são realizadas por meio do projeto Aviva Ariquemes e muitas famílias recebem atendimento na área de saúde e orientação por meio de palestras das campanhas nacional de prevenção;

PROJETO LEITURA BÍBLICA NA PRAÇA: Todos os anos, na semana em que se comemora o dia da Bíblia (1º domingo de dezembro), a igreja de Ariquemes acampa-se na maior e mais visitada praça da cidade, e por meio de um cronograma ininterrupto, a “bíblia toda” é lida, livro a livro, capítulo por capítulo, de quarta-feira aaté o domingo pela manhã. A cidade é impactada por esta ação.

E a igreja continua avançando e seus 50 anos de existência, revela que a mesma está mais forte, viçosa, firme e triunfante, em meio a uma sociedade que necessita do olhar amoroso e Deus. Por meio da Sua Igreja, Ele se mostra ao mundo e a igreja evangélica Assembleia de Deus em Ariquemes, está comprometida com a sua cidade, por meio da oração, da pregação da Palavra, da assistência social e da expressão do amor incondicional do nosso Deus.

Ariquemes, 19 de junho de 2020

Direção do NEBITE!